´Reúne Ilhéus´ quer passagem mais barata e criação da Tarifa Fixa Mensal

Reivindicação das ruas serão entregues ao prefeito
Clodoaldo Ribeiro

 

Em primeira mão. Uma lista de reivindicações populares que serão entregues por manifestantes do movimento "Reúne Ilhéus" ao prefeito Jabes Ribeiro, nas próximas horas, defende desde a redução no valor da tarifa do transporte público na cidade, para 2 reais, até a implantação de uma tarifa fixa mensal, que servirá como um “passe único para os cidadãos”, dando-lhe o direito a circular no transporte público ilimitadamente durante 30 dias. As reivindicações ainda incluem gratuidade para estudantes, idosos a partir de 60 anos e deficientes e o fim de limite de passagens para estudantes.

Os integrantes do movimento também querem que a prefeitura apresente um Plano de Mobilidade Urbana e Reforma Viária para a cidade, incluindo o cronograma de implantação de todas as medidas apresentadas, contemplando a cidade com a criação de ciclovias e vias para transporte alternativo. O grupo também exigirá do governo mais transparência das receitas originárias de multas de trânsito em Ilhéus e a utilização destes valores na melhoria da mobilidade urbana. As reivindicações incluem ainda a construção de passarelas em áreas de grande fluxo de veículos, cursos de qualificação de motoristas e cobradores do sistema, revitalização da orla da Avenida Soares Lopes, reformando e amplificando a ciclovia e as pistas de skate existentes e, hoje, abandonadas.

Participação efetiva - Mas a lista não se resume à melhoria do transporte público na cidade. O grupo também quer o compromisso do prefeito Jabes Ribeiro para a imediata normalização de aulas (hoje um grave problema em diversas escolas municipais, por falta de professores) e da merenda escolar. Na saúde, defende a reforma e o imediato funcionamento dos Postos de Saúde e das Unidades de Pronto Atendimento, para garantir ao cidadão acesso rápido à saúde sem precisar se dirigir a unidades de saúde de maior complexidade; o desenvolvimento e a apresentação do Plano Municipal de Saúde, apontando como e quando se dará a melhoria dos indicadores de saúde de Ilhéus e os instrumentos públicos que serão utilizados para isto.

"Melhorias na prestação dos serviços públicos ilheenses e transparência, participação e controle social das ações da administração pública municipal são aspectos-chave para que este mandato seja satisfatório para a população. Como cidadãos, estamos dispostos a participar e a dar suporte na implantação de todas as medidas apresentadas", informa o documento assinado pelo "Reúne Ilhéus". "Estaremos atentos às respostas da administração pública frente aos manifestos e faremos o possível para que possamos estar representados por nossos verdadeiros líderes políticos", conclui.

A expectativa dos manifestantes é que esta carta de reivindicações seja entregue até a próxima segunda-feira.